quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ANÁLISE CRITICA DO TEXTO: GAIOLAS DO AUTOR RUBEM ALVES

O que os burocratas pressupõe sem pensar é que os alunos ganham uma boa educação se aprendem os conteúdos dos programas oficiais. E, para testar a qualidade da educação, criam mecanismos, provas e avaliações, acrescidos dos novos exames elaborados pelo Ministério da Educação. (ALVES, Rubem, abril/maio, 2006)
Com base na leitura da referida citação, extraída do texto de Rubem Alves: Gaiolas ou Asas. È perceptível, que um dos maiores problemas detectados atualmente no sistema de ensino são os programas desenvolvidos pela Rede de ensino. Esses programas como pode ser percebido no trecho da citação, é que burlam não apenas os alunos a aprenderem, mas também aos educadores que ficam presos em uma “teia de círculos”, onde dia pós dia tem que seguir um roteiro já programado, levando-os a perder a magia de ensinar, aquela magia que se aprende quando ainda estão em processo de formação, aquela vontade de fazer a diferença, quando estiverem à frente de uma sala de aula não apenas como estagiários, mas como educador.
Bom, acredito que a aplicação das vertentes trabalhadas por Rubem Alves destro de um âmbito educacional, é algo que traça bastante discussão, mas por isso faço uma indagação, até que ponto somos bons suficientes, pra julgarmos o que é bom ou mal, certo ou errado dentro do âmbito escolar... Acredito que o que falta no ser humano é falta de capacidade pra cuidar de si mesmo, e passar a fazer sua parte, é deixar que o "mundo" faça a sua!!! Seguir um currículo é o que aprendemos, mas agir sempre conforme ele manda e ver que sempre se pode fazer o melhor é papel de um verdadeiro educador, seja como Rubem Alves nos ensina, ensinar o vôo, isso não podemos fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Portanto a minha critica quanto ao texto é positiva...

Nenhum comentário: